Razões para escolher janelas e portas de vidro temperado
Quando se fala em produtos de construção não basta que eles apenas sejam esteticamente bonitos e é essencial que possuam excelente qualidade e durabilidade, já que normalmente esse é um investimento alto e que não se deseja realizar muitas vezes.
Dessa forma, uma excelente opção são as janelas e portas de vidro temperado, que são consideradas uma das melhores do mercado aliando uma série de vantagens, tal como:
- Contam com excelente resistência e baixa possibilidade de quebra;
- São muito seguras;
- Existem em diversos tamanhos e modelos;
- Possuem excelente durabilidade;
- Funcionam como isolantes acústicos;
- São fáceis de limpar;
- Tem baixa necessidade de manutenção;
- Permitem a disseminação de luz entre os ambientes.
Além disso, as janelas e portas de vidro temperado são muito escolhidas porque caso se quebrem seus estilhaços são pouco cortantes e assim têm mínimas possibilidades de causar machucados.
O que é o vidro temperado?
O material usado para a confecção de janelas e portas de vidro temperado é cinco vezes mais resistente que os vidros comuns e passa por um processo de produção que tem como princípio o choque térmico.
Para que isso aconteça o vidro é aquecido em uma têmpera a cerca de 700ªC e em seguida é resfriado rapidamente. Esse é um método relativamente simples, porém muito eficiente e faz com que o vidro temperado conte com propriedades muito positivas.
Tipos de janelas e portas de vidro temperado
As janelas e portas de vidro temperado são encontradas em diversos modelos e justamente por isso conseguem ser aplicadas em todos os tipos de projetos arquitetônicos.
Assim, as janelas e portas de vidro temperado mais comuns são as de correr, elas são muito práticas, ocupam pouco espaço e possuem abertura através de trilhos. Há também os modelos de abrir, que contam com ferragens que permitem que elas sejam abertas para dentro ou para fora.
Em construções onde se busca por um produto mais sofisticado usa-se as janelas e portas de vidro temperado pivotantes. Essas não possuem nenhum tipo de ferragem e contam apenas com um eixo central que permite a sua abertura de forma giratória. Há ainda outras opções como janelas basculantes, tipo veneziana e muito mais.