Guarda corpo dá mais segurança às escadas
Quando se fala em rampas e escadas a segurança é uma preocupação constante e uma boa maneira de diminuir a possibilidade de acidentes é com o guarda corpo. Esse é um produto que fica localizado entre o chão e o corrimão, servindo como um fechamento para esse vão. Mas além de possuir essa funcionalidade principal, o guarda corpo também serve como item de decoração e pode ser produzido em diferentes materiais tal como:
- Madeira;
- Concreto;
- Vidro;
- Aço inox;
- Alumínio.
Cada um deles possui as suas características próprias e combinam com diferentes ambientes, sendo que é muito comum de encontrar o guarda corpo em varadas, corredores e mezaninos também.
Tipos de guarda corpo
Dentre as opções disponíveis de guarda corpo o mais utilizado atualmente é o em vidro que agrega sofisticação e beleza aos espaços. Ele pode ser encontrado em variados modelos e os que possuem fixação com patacas são os mais comuns, sendo simples e delicados. Ele ainda pode ser combinado com outros materiais como o alumínio e o aço inox, criando composições muito bonitas.
Mais comum em decorações rústicas, há a versão em madeira, que pode ser confeccionada em diferentes tonalidades. Esses dão uma sensação de aconchego e são muito duráveis e resistentes. Um pouco mais simples está o guarda corpo em alumínio. Esse é muito comum de ser encontrado em áreas externas e normalmente é confeccionado com grades, sejam elas na horizontal ou na vertical. Ele pode ser pintado de diversas cores e assim são muito versáteis.
Muito parecido com o alumínio, o guarda corpo em aço inox é uma opção para quem busca por um produto brilhante e cromado. Ele é muito leve e pode facilmente ser moldado, ganhando todos os tipos de aparências. Há também o de concreto, que está sendo menos utilizado atualmente e é mais fechado e sóbrio.
Regras para a colocação do guarda corpo
É importante saber que existem algumas diretrizes relacionadas a confecção e instalação de um guarda corpo e todas elas estão previstas na norma ABNT/NBR 9077. Com isso, a altura mínima desse produto deve ser de 1,05 metro e caso ele possua hastes na vertical a distância entre elas deve ser de no máximo 11 centímetros. Além disso, a maioria dos modelos deve ser fixado com parafusos para que fique bem fixo.